À primeira vista, a relação entre a expressão facial e a voz poderá não ser muito clara ou imediata. Se pensarmos nela sem suporte de vídeo, a nossa voz é só uma, todos os dias e a todas as horas. Mas, analisando todas as suas possíveis variações, conseguimos entender qual a implicação das expressões e movimentos faciais no som que proferimos.

Um profissional de voz que a use como instrumento de trabalho, ao incorporar esses movimentos num trabalho de locução, e tendo liberdade física para representar mais do que ler, tem as seguintes vantagens na prestação:


- a voz torna-se mais liberta,
- consegue encarnar melhor o personagem,
- soa mais real e convincente,
- gera energia cinética no nosso corpo,
- capta mais facilmente a atenção do público.

(Se ainda tem algumas dúvidas, pense na personagem Smaug, no filme O Hobbit: A Desolação de Smaug. Consta que na audição para o papel, o actor Benedict Cumberbatch brindou os presentes com uma prestação cheia de movimentos serpenteantes, como que a encarnar de imediato o dragão em questão. Também o actor que deu voz a Gollum, na saga O Senhor dos Anéis, Andy Serkis, referiu que observou como os movimentos corporais do seu gato na altura de expelir bolas de pelo influenciavam o som emitido – tendo-se aproveitado desta sua análise para trabalhar a voz do personagem.)

A postura, os gestos, a expressão facial, são tão importantes quanto as características da voz e as suas variantes, como o tom ou a intensidade (saiba mais acerca das qualidades da voz aqui: http://www.voxmedia.pt/dicas_atendimento_telefonico.php?id=27). Todo o corpo deve estar envolvido numa performance vocal, pois isso decerto terá impacto na audiência.

A Voxmedia tem um portfolio de vozes repleto de talentos experientes que sabem como dar voz ao seu vídeo da forma mais realista e chamativa – fale connosco.


Fonte:
https://www.voices.com/blog/6-ways-facial-expression-and-physicality-play-into-the-sound-of-a-voice/